O plástico é um material versátil. As suas propriedades vão desde estruturas poliméricas resistentes a produtos de alta tecnologia altamente rígidos. Uma trituração eficaz requer muita experiência e know-how.
O plástico é um material versátil. As suas propriedades vão desde estruturas poliméricas resistentes a produtos de alta tecnologia altamente rígidos. Uma trituração eficaz requer muita experiência e know-how.
Com muitos milhares de trituradores de plástico entregues, não há praticamente nenhuma aplicação que não tenhamos já implementado. Estas incluem itens clássicos, tais como peças em bruto, caixas, paletes, tubos, contentores, peças moldadas e resíduos pós-consumo, tais como garrafas PET ou embalagens. Mas também materiais particularmente resistentes ao rasgamento, como borracha, fibras e folhas, aramida, kevlar ou carbono.
Os trituradores de plástico WEIMA são extremamente flexíveis na sua utilização e oferecem diferentes tipos de rotor, geometrias de rotor e ferramentas de corte, permitindo-lhes triturar uma vasta gama de termoplásticos como PE, PP, PVC, PS, PU e PET, bem como uma vasta gama de termoendurecíveis e elastómeros.
Mesmo corpos ocos de grande volume, tubos e perfis compridos, pedaços maciços de arranque e outros resíduos de produção, bem como garrafas PET, fibras têxteis, folhas, materiais de isolamento, revestimentos de pavimentos, caixas e contentores são facilmente dominados pelos trituradores industriais WEIMA, graças a 40 anos de experiência na indústria dos plásticos.
"Com as grandes quantidades de resíduos de plástico no mundo, são particularmente necessários conceitos de eliminação sustentáveis. E a trituração é a base para isso.
Gunter Schippers
Business Development | Plástico na WEIMA
Reciclagem interna e tratamento pós-industrial de plásticos no âmbito da economia circular
Os resíduos de plástico gerados durante a produção estão a tornar-se cada vez mais valiosos. Como matéria-prima secundária, podem ser reintroduzidos diretamente no ciclo de produção. O primeiro passo neste processo é a trituração dos resíduos de produção, tais como pedaços de arranque ou rejeitos. A WEIMA trabalha em estreita colaboração com os seus clientes para encontrar a solução adequada para uma vasta gama de plásticos. Desta forma, garantimos que mesmo os materiais difíceis de processar sejam triturados para obter um material reciclado de alta qualidade.
Com as tecnologias correctas, os resíduos de produção podem ser reprocessados em novas matérias-primas. Isto poupa-lhe custos elevados de matérias-primas, reduz os longos prazos de entrega, evita a eliminação dispendiosa em instalações de reciclagem externas e evita de forma sustentável a utilização de recursos primários.
¿Lo sabías?
Na Alemanha, cerca de 40% dos resíduos finais de plástico são reciclados.
Fonte: PlasticsEurope Deutschland e.V.
Por resíduos pós-consumo entendemos os resíduos de plástico de uso privado. Isto inclui embalagens como potes de iogurte, garrafas PET, sacos, folhas, contentores, recipientes, tubos, bem como brinquedos, rótulos, fibras e têxteis. Com o aumento do consumo mundial, aumenta também a quantidade de resíduos de plástico. Em vez de os eliminar nos nossos oceanos ou aterros, os trituradores WEIMA estão a ajudar a impulsionar soluções alternativas. Juntamente com os nossos parceiros, desenvolvemos conceitos de processamento de fase única e múltipla para otimizar o ciclo de vida do plástico de uma forma sustentável.
Ambos os conceitos têm o mesmo objetivo: prolongar o ciclo do plástico. Na reciclagem, os resíduos de plástico são normalmente triturados e transformados em regranulados por extrusão, por exemplo, para produzir novas garrafas PET a partir de garrafas PET antigas. O upcycling, por outro lado, tenta dar aos plásticos supostamente inutilizáveis um novo objetivo de maior qualidade, isoladamente ou em combinação com outros, por exemplo, sacos feitos de fio de embalagem.
Para garantir a reciclabilidade dos produtos de plástico, a eliminação ou reciclagem deve ser considerada mesmo antes de serem fabricados. O termo Design for Recycling (D4R), ou design amigo da reciclagem, refere-se à conceção holística e ao design de produtos que podem ser devolvidos ao ciclo de forma óptima após a sua utilização. Neste contexto, os plásticos dos produtos devem ser combinados de forma a que seja possível uma separação clara dos diferentes materiais no final da sua vida útil. Esta é a única forma de manter os fluxos de resíduos puros e de garantir a sua reciclabilidade e, consequentemente, a sua reutilização como matérias-primas secundárias.
Por ejemplo, un fabricante alemán de detergentes los envasa en bolsas de recambio ecológicas. Están fabricadas al 100% con polietileno (PE) y no contienen ni adhesivos ni agentes adhesivos. La banda impresa puede separarse del envase, por lo que la bolsa es 100% reciclable. Otra particularidad: el envase está fabricado íntegramente con plástico reciclado.
O centro técnico da WEIMA está equipado com máquinas de trituração e de briquetagem de todas as dimensões e tecnologias. Isto permite-nos simular a sua aplicação da forma mais realista possível. Tem a possibilidade de nos enviar o seu material ou de nos visitar diretamente em Ilsfeld. A partir do nosso stand, terá a melhor vista direta para a sala de corte. Isto permite-lhe assistir ao processo de trituração em direto.
Marcar uma reunião agora
Pode também enviar-nos material para ensaio.
Clique aqui para aceder ao formulário.